Portal da Cidade Penápolis

18 DE MAIO

Sedes promove encontro para planejar das ações alusivas ao “18 de maio”

Diversas instituições participaram da reunião de preparação de ações de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Publicado em 21/04/2024 às 00:03
Atualizado em

Reunião preparativa, realizada na última semana no Paço Municipal (Foto: Secom - PMP)

No início da semana a Sedes - Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Penápolis - realizou um encontro com a finalidade de discutir, planejar e executar ações alusivas ao dia 18 de maio, data nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O referido encontro aconteceu na Sala Pedagógica, no Paço Municipal, e contou com a presença de representantes das secretarias municipais, Direção Regional de Ensino, Conselho Tutelar, conselhos de direito, escolas particulares e públicas, sociedade civil organizada, sindicato do comércio, associação comercial, entre outros organismos da sociedade.

De acordo com o titular da Sedes, Pedro Sanches, o intuito das mobilizações é promover a conscientização junto à comunidade acerca de quais são as condutas que caracterizam a exploração e o abuso de menores, e o que a sociedade pode e deve fazer para evitá-las.

Programação

A data deve contar com um mês inteiro de programação diversificada e descentralizada, cujo calendário completo deve ser divulgado nos próximos dias.

Segundo informou o secretário Pedro Sanches, alguns dos eventos já estão definidos, como por exemplo a celebração de início da Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: acontecerá no dia 13 de maio, uma segunda-feira, a partir das 09h na Praça Dr. Carlos Sampaio Filho. Na oportunidade haverá um ato oficial, apresentação de teatro, música e dança, além de distribuição de pipoca, algodão doce e soltura de balões.

Outro evento já definido será no dia 17, sexta-feira, no Núcleo Acadêmico e Cultural da Funepe (antigo Teatro Lúmine). Serão duas apresentações da peça teatral “O Segredo de Léo”, com a Cia Bom Humor de Teatro. As apresentações são dirigidas às escolas públicas e particulares, em duas sessões: às 12h e às 13h45.

O evento de encerramento da Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes também já foi definido para o dia 18, sábado, no pátio do Santuário São Francisco de Assis. Neste dia será realizado no local, a partir das 09h, o projeto “Prefeitura com Você”, totalmente voltado para o tema. No mesmo dia, às 10h, sairá do Santuário uma passeata pelas ruas do comércio, com panfletagem sobre a data.

Data

A data de 18 de maio reafirma a importância de denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra crianças e adolescentes.

A escolha deste dia é uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a menina sequestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Sanches, então com oito anos.

A menina foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família do Espírito Santo. Até hoje, esse caso causa indignação e revolta.

Fonte:

Deixe seu comentário