Portal da Cidade Penápolis

PROJETO SEMEAR

Projeto "Semear: Árvores para o Futuro" promove engajamento ambiental

Durante o plantio, os alunos do 2º ano B da EMEF Marcos Trench tiveram a oportunidade de aprender sobre técnicas de semeadura.

Publicado em 09/05/2024 às 17:01

Alunos do 2º ano B da EMEF Marcos Trench, sob a orientação da professora Thamirez (Foto: AI/DAEP)

No dia 26 de abril, o Viveiro do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado foi palco do primeiro plantio de sementes do projeto "Semear: Árvores para o Futuro". Iniciativa promovida pelo DAEP (Autarquia Municipal de Saneamento Ambiental) em parceria com o consórcio, o projeto tem como objetivo principal fomentar a participação cidadã e o engajamento ambiental dos participantes.

Inserido nas comemorações do Dia Nacional da Conservação do Solo, o projeto visa despertar a consciência ambiental dos alunos e ampliar seu comprometimento com as questões ecológicas. Durante o plantio, os alunos do 2º ano B da EMEF Marcos Trench, sob a orientação da professora Thamirez, tiveram a oportunidade de aprender sobre técnicas de semeadura e demais conhecimentos relacionados às espécies nativas da região, como o Coração de Macaco e o Angico.

Além da importância educacional, o projeto destaca-se pela doação das mudas ao Consórcio, que realiza um vital trabalho de recomposição da mata ciliar na bacia do Ribeirão Lajeado. Reconhecer a relevância da conservação e reposição da vegetação nativa é essencial para a preservação das nascentes e para o equilíbrio do ecossistema.

"O 'Semear: Árvores para o Futuro' visa sensibilizar os alunos para as questões ambientais e promover um contato direto com a natureza, incentivando mudanças de comportamento por meio da educação ambiental. Nosso objetivo é despertar uma maior consciência sobre a importância da preservação dos recursos naturais", destaca Fernanda Campachi, coordenadora do Centro de Educação Ambiental do DAEP.

O projeto conta com o apoio do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado, com a colaboração do técnico florestal Loan Ramos Barbosa.

Fonte:

Deixe seu comentário