Portal da Cidade Penápolis

ENCONTRO GRATUITO

Cia Alternativa de Teatro realiza evento sobre acessibilidade cultural

O encontro é uma iniciativa colaborativa que busca criar um guia para a compreensão e fruição de bens culturais.

Publicado em 07/05/2024 às 17:19

Cíntia Alves é diretora teatral, roteirista, pedagoga e pesquisadora de acessibilidade estética (Foto: Cíntia Alves/Divulgação)

Com objetivo de abordar a acessibilidade de maneira ampliada, promovendo o diálogo e a inteligência coletiva, a Cia Alternativa de Teatro realiza em parceria com a diretora e dramaturga Cintia Alves, do Vozes Diversas, o encontro "Antimanual Prático de Acessibilidade Cultural". O evento será no próximo sábado (11), às 14h, no CEU das Artes “Maurílio Galoppi dos Santos”, localizado na rua Manoel Foz, 515 – Vila Aparecida.

O encontro é uma iniciativa colaborativa que busca criar um guia para a compreensão e fruição de bens culturais por e para pessoas com diferentes habilidades.

“Quando falamos de acessibilidade, muitas vezes pensamos apenas em soluções como janela de Libras, legenda, audiodescrição e rampa. Embora importantes, essas medidas não abrangem a totalidade das necessidades”, diz Cintia Alves.

E continua: “O 'Antimanual' cria um espaço para que pessoas diretamente impactadas por dificuldades de acesso possam falar em primeira pessoa, compartilhando suas experiências e perspectivas. Não é um manual fixo, mas sim um painel para a abertura de diálogos e reflexões", completa.

O encontro é aberto a artistas, gestores culturais, educadores, programadores de arte e cultura, e espectadores em geral.

“Todos são convidados a se juntar à conversa e a contribuir para a criação de uma cultura mais acessível”, comenta a atriz e produtora geral do projeto “Pagu: Um salto artístico do interior de SP”, Amanda Ribeiro.

Para realizar a inscrição basta acessar o site: alternativa.ciadeteatro.com.br/antimanual. É totalmente gratuito.

Encontro

O “Antimanual” é um encontro de duas horas que acontece em três etapas: ressonâncias, café polifônico e publicação. As ressonâncias trarão conferências sobre acessibilidade na cultura, enquanto o café polifônico promoverá rodas de conversa dirigidas, facilitando a participação plural. A publicação será um resultado coletivo das reflexões promovidas nesses encontros.

O projeto pretende construir uma plataforma de conhecimento compartilhado sobre acessibilidade, criando uma rede de diálogos e problematizando os parâmetros de acesso previstos em lei. O "Antimanual" busca oferecer caminhos de acessibilidade propostos pelas próprias pessoas impactadas e que vão além das tecnologias assistivas.

Sobre Vozes Diversas

O Vozes Diversas foi criado em 2012, por Cintia Alves, como uma iniciativa para investigação de projetos de arte e cultura que fossem acessíveis e sustentáveis. A empresa é responsável por projetos de mediação em artes como "Coisolândia" (2013) e "Coisolândia 2 - Silêncio e Sons" (2015), em parceria com o Centro Cultural São Paulo.

Coordenou as Oficinas de Teatro Acessível (2016), Cinema Acessível (2017) e Contação de Histórias Acessíveis (2018) em parceria com SESC Vila Mariana. Em 2019, organizou a Oficina de Criação no 6º Congresso Internacional de Acessibilidade em Museus, em parceria com o Instituto Tomie Ohtake.

Sobre Cintia Alves

Doutoranda e mestra em teatro pela Escola de Comunicações e Artes/USP. Diretora teatral, roteirista, pedagoga e pesquisadora de acessibilidade estética. Instagram @cintiaalvesdramaturga

Sobre a Cia Alternativa de Teatro

A Cia Alternativa de Teatro surgiu em 2016, na cidade de Penápolis, interior de São Paulo, com intuito de criar espetáculos teatrais de forma autoral, dialogando politicamente com questões sociais da região onde está inserido.

O grupo tem como ideal de trabalho o teatro narrativo e para isso, deu início a uma pesquisa envolvendo diversas áreas das artes: literatura, cinema, música e artes plásticas. A trupe surge com alunos egressos do Curso Técnico em Teatro do Senac e outros artistas convidados.

Ao longo desses 8 anos, mais de 30 artistas colaboraram para a construção deste coletivo e com isso a Cia produziu 5 peças autorais e 3 ações artísticas. Além disso, recebeu os prêmios de editais municipal e estadual - PROAC- 2018, Aldir Blanc – 2020, Aldir Blanc – 2021, Paulo Gustavo Municipal – Circulação de espetáculo – 2023, Paulo Gustavo Municipal – Montagem de espetáculo inédito – 2023, Paulo Gustavo Estadual – 2023, prêmios que foram fundamentais para a manutenção das atividades do grupo.

O encontro é uma realização da Cia Alternativa de Teatro e Teatralogando, do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativa; do Governo Federal, através Ministério da Cultura e Lei Paulo Gustavo. E conta com o apoio da Prefeitura de Penápolis, através da Secretaria de Cultura e Turismo de Penápolis e DAEP.

QR Code da inscrição


Fonte:

Deixe seu comentário