Portal da Cidade Penápolis

FEITOS E FATOS

Olmair Rillo fala sobre um pouco de história e muita baboseira

Em seu texto de hoje, Rillo utiliza da imaginação para discutir temas que são de grande importância para a vida da cidade.

Publicado em 21/04/2024 às 00:01
Atualizado em

Olmair Perez Rillo (Foto: Portal da Cidade Penápolis)

Vestindo um impecável “smoking” branco o fanático torcedor do Clube Atlético Penapolense Simplório da Simplicidade Simples chegou à praça 9 de julho onde está localizado o Centro Educacional Bráulio Sammarco (1923/1999) – nome concedido a um dos mais brilhantes cidadãos penapolitanos – para conhecer os museus Histórico e Pedagógico “Memorialista Glaucia Maria de Castilho Muçouçah” e do Folclore criado pela museóloga Anésia Vince Ferreira ao qual dedicou 40 anos da sua vida. 

Na ocasião soube que ela licenciou-se em Letras Neolatinas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Sedes Sapientiae e especializou-se em museologia pela ECA na Universidade de São Paulo (USP) antes de se transferir para Penápolis onde lecionou português na Escola Estadual Dr. Carlos Sampaio Filho até 1985 e foi professora de folclore brasileiro na faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis de 1974 a 1984. 

Ficou sabendo, ainda, ter sido responsável pela criação do Museu de Folclore (1974) que se tornou em um dos mais conceituados do Brasil, pois nele a maioria do seu acervo retrata cenas trabalhadas em diferentes matérias primas de acordo com o mundo e a comunidade onde o artesão se encontrava.

Além de salvaguardar as tradições populares tais como Folias de Reis, por exemplo, possui uma biblioteca composta por materiais específicos, relatórios de pesquisas de campo ilustrados com desenhos, mapas, fotos, amostras de artesanato e uma pequena hemeroteca.

Terminada a visita - que só não foi completa porque o Museu Histórico há anos se encontra fechado para reforma - Simplório seguiu montado em seu imponente cavalo Andaluz até o Santuário São Francisco de Assis onde amarrou o pangaré na porta da capela dizendo louvado seja nosso senhor Jesus Cristo para um dos passantes e ao rabino o tradicional Paz e Bem - saudação que o santo de Assis ensinou aos seus discípulos - dele ouvindo o respeitoso “que Senhor vos dê a vossa paz.” 

Antes de entrar na catedral cumprimentou os jovens aposentados que sentados em um banco de pau de pedra ali jogavam truco em absoluto silencio, dentre eles Falandosério que apesar de ser o maior mentiroso da cidade era muito querido porque ajudava todo mundo, principalmente o deficiente visual Tudovejo para o qual lia as notícias dos jornais da província.  

De repente um carro de som em altíssimo volume passou sussurrando para que todos tomassem cuidado com as crianças, pois um surto de piolhos estava atacando a piazada. 

Dona Claravidente benzedeira gritou: isso é castigo do além, pois ninguém quer ir à igreja, só ficam naqueles aparelhinhos conversando mesmo estando um do lado do outro no que foi acompanhada pela ateia dona Incrédula que gritou baixinho: isso é castigo do céu igual às pragas que aconteceu lá pros lados do Egito e está explicadinho na Bíblia em Êxodo 8:6 -19 

Com sua voz fininha, mas possante, o locutor continuou dizendo que havia dado na televisão que o nosso Presidente por sua livre e forçada vontade decidiu seguir os ensinamentos do Presidente Americano Abraham Lincoln (1809/1865) fazendo um governo que seja do povo, pelo povo e para o povo.

Contando com o apoio da população cordeira que sempre se permitiu ser governada por lobos promoveria uma reforma ampla geral e irrestrita no STF para acabar com seus desmandos, reduziria pela metade o seu e os salários dos Ministros, Deputados e Senadores que teriam que demitir pelo menos cinquenta por cento dos “aspones”.

Por entender que política não é profissão, mas uma grande missão, promulgaria uma lei que permitiria aos profissionais do voto permanecerem nos seus cargos apenas por dois mandatos consecutivos sem os privilégios e regalias hoje existentes. 

O dia estava acabando a população se recolhendo, a lua se escondendo lá de traz daquele morro onde tem um pé de manacá e a noite chegando com o sol que voltaria a brilhar sobre a grande Santa Utopia da Esperança Eterna, cidade pequena, porém crescente.   

Infelizmente - como disse Lamartine Babo (1904/1963) na música “eu sonhei que tu estavas tão linda” (valsa composta em parceria com Francisco Mattoso (1913/1941) – isto foi tudo um sonho, acordei!


Fonte:

Deixe seu comentário