Portal da Cidade Penápolis

IMAGEM EM MOVIMENTO

Rafael do Valle fala sobre “Uma Parede Entre Nós”, novo filme da Netflix

Mais uma comédia romântica chega ao streaming para torcermos pelo final feliz do casal que antes se odiava.

Publicado em 26/04/2024 às 11:04

Rafael do Valle (Foto: Acervo pessoal)

Em “Uma Parede Entre Nós” (dir. Patricia Font, 2024), comédia romântica espanhola que estreou este mês na Netflix, acompanhamos a jornada de emancipação de Valentina (Aitana), uma jovem aspirante à pianista. Cansada de viver às custas do namorado, Valentina termina o relacionamento, encontra um emprego e vai morar sozinha. Seu foco é se preparar para o processo seletivo de um conservatório musical, onde poderá aprimorar sua técnica e se profissionalizar. Na busca por um cantinho, ela encontrou um apartamento aconchegante com um aluguel abaixo do normal. Um achado para quem está começando a vida agora.

O que ela não podia esperar é que o motivo de o aluguel ser barato é que as paredes são muito finas, e o vizinho estranho e mal-humorado do apartamento ao lado detesta barulho, fazendo um inferno na vida das pessoas até elas se mudarem. Agora, como fica a situação de Valentina sendo que ela precisa praticar piano? Claro que ela vai fazer barulho, e é claro que David (Fernando Guallar), o vizinho, não vai sossegar enquanto ela não for embora do apartamento.


Valentina (Aitana) e David (Fernando Guallar) separados apenas por uma parede. (Foto: Divulgação/Netflix)

Valentina vai abrir mão de seu novo canto? Não! Ela vai comprar briga. E, de inimigos declarados, pouco a pouco eles vão se conhecendo e se entendendo. Tudo com a fina parede separando-os. É como se a parede fosse a tela de um computador, que, para o bem ou para o mal, nos dá liberdade dizer coisas que não diríamos cara a cara. O vizinho estranho e mal-humorado que detesta barulho e não sai de casa acaba se revelando um cara interessante. Ambos enfrentam dilemas pessoais, e juntos, ainda que cada um em seu apartamento, vão se ajudando. Como essa relação mediada pela parede parece estar dando certo, Valentina e David decidem não se encontrar pessoalmente ou conhecer a aparência um do outro, contudo, por se tratar de uma comédia romântica, podemos imaginar que isso não vai dar muito certo, e logo o ânimo entre os dois vai se acirrar.

A premissa de “Uma Parede Entre Nós”, a princípio, pode não fazer muito sentido: dois vizinhos que conversam através da parede, mas que não se encontram pessoalmente. Né? Qual a lógica disso? Porém, para uma comédia romântica, funciona, porque o importante é as duas pessoas que não se suportam se apaixonarem. Curiosamente, mesmo sem se encontrarem pessoalmente, Valentina e David têm uma química inegável. Como não torce por eles? Contudo, o bom é que o filme não se resume ao encontro romântico dos dois. O foco na verdade é na conquista da autonomia de Valentina. David apenas veio para somar. E assim termos o tão aguardado final feliz.

Assista ao trailer do filme:

Rafael do Valle, doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos.

📧 E-mail: rafaellopesdovalle@gmail.com


Gostaria de ter a sua coluna no Papo de Especialista?

Faça parte da editoria "Papo de Especialista" do Portal da Cidade.

Fale conosco pelo ☎️ WhatsApp (18) 99667-5005.

Fonte:

Deixe seu comentário