Portal da Cidade Penápolis

PONTO MIS

Filme sobre o golpe de 64 será exibido hoje na Sala Cora Coralina

No filme, documentos secretos e gravações originais da época mostram a influência do governo dos Estados Unidos no golpe de estado no Brasil em 1964.

Publicado em 26/04/2024 às 09:19
Atualizado em

Sala Cora Coralina (rua Irmãos Chrisóstomo de Oliveira, 333, centro) (Foto: Imagem do Google)

A Secult (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) convida toda comunidade para prestigiar a sessão gratuita do filme “O dia que durou 21 anos”, que será exibido nesta sexta-feira (26), às 19h30, na Sala Cora Coralina (rua Irmãos Chrisóstomos de Oliveira, 333 – centro).


A sessão de cinema contará com a presença de um grupo de alunos do Colégio Futuro (previamente agendado), porém também é aberta ao público interessado. A atividade integra a programação de abril do projeto “Ponto MIS” (Museu da Imagem e Som).

No filme, documentos secretos e gravações originais da época mostram a influência do governo dos Estados Unidos no golpe de estado no Brasil em 1964. O documentário destaca a participação da CIA e da Casa Branca na ação militar que deu início à ditadura.

O filme brasileiro tem como ponto de partida a crise provocada pela renúncia do presidente Jânio Quadros, em agosto de 1961, e prossegue até o ano de 1969, com o sequestro do então embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, por grupos armados. Em troca de sua libertação, 15 presos políticos são soltos e posteriormente banidos do país. Duração: 1h17 minutos. Classificação indicativa 12 anos.

Triunfo

E por fim, no sábado, dia 27 de abril haverá a exibição gratuita do filme/documentário nacional “Triunfo”, às 19h30, no Anfiteatro do CEUs das Artes (rua Manoel Foz, 515 – Vila Aparecida). Classificação 14 anos. Todos estão convidados.

O programa “Ponto MIS” oferece a formação e difusão cultural em todo o estado de São Paulo. As cidades parceiras recebem programações de sessões de cinema, oficinas, palestras, exposições e formação em gestão cultural, tudo de forma gratuita à comunidade, visando a formação de novos públicos para a cultura e para o cinema.

Fonte:

Deixe seu comentário