Portal da Cidade Penápolis

ELEIÇÕES 2024

Benoninho, Caíque, Torsiano: quem será o próximo prefeito de Penápolis?

Estamos há 133 dias das eleições municipais e o cenário de Penápolis, ao que tudo indica, está se estabilizando nesses três nomes.

Publicado em 26/05/2024 às 21:45

Benoninho, Caíque Rossi e Roberto Torsiano, principais pré-candidatos à prefeitura de Penápolis (Foto: Montagem com fotos das redes sociais dos pré-candidatos)

Ao contrário de outras cidades da nossa região, Penápolis está com um cenário um tanto calmo para as eleições 2024.

Por ora, os três nomes que mais são comentados pelas pessoas são o do atual prefeito Caíque Rossi (PSD), que deve concorrer à reeleição, por um lado, e como prováveis candidatos de oposição encontram-se Benoninho (PL), de um espectro político de direita e Roberto Torsiano (PSB), de um espectro político de esquerda.

Caíque Rossi tentará a reeleição?

Caíque Rossi deve buscar uma aliança com o Republicanos, tendo Rubinho Bertolini como candidato a vice-prefeito. Bertolini já foi vereador e prefeito interino, e atualmente ocupa o cargo de secretário de governo de Caíque Rossi.

Outra possibilidade de composição de chapa para o atual prefeito seria manter a dobradinha com a atual vice-prefeita, Dra. Mirela Fink (NOVO).

A composição atual de partidos do atual prefeito, considerando também a composição de seu secretariado, poderia ser considerada uma aliança de centro-esquerda.

Benoninho será o candidato de direita em Penápolis?

Por outro lado, no campo da oposição, o nome que mais se ouve falar na cidade é o de Benoninho. O nome mais cotado para ser seu candidato a vice é o do empresário Fábio Ferracini (PODEMOS). 

Benoninho já foi vice-prefeito na gestão de Firmino Sampaio e Fábio Ferracini ocupou o cargo de secretário de Desenvolvimento na atual gestão, tendo concorrido a deputado estadual em 2022, ocasição em que obteve expressiva votação na cidade de Penápolis.

Considerando a composição de partidos que devem compor a aliança em torno de Benoninho, pode-se considerar que, caso consolidada, será uma coligação de centro-direita.

Roberto Torsiano, à esquerda!

A candidatura do campo da esquerda em Penápolis parece estar se consolidando em torno do nome de Roberto Torsiano, que já foi vereador e secretário municipal em Penápolis.

Com ele, é possível imaginar uma aliança com o Partido dos Trabalhadores (PT), e o nome mais provável que se ouve nos bastidores é o do médico Zeca Monteiro. O nome da vereadora Professora Jandinéia (PT) também é cotado para ser candidata a prefeita ou a vice numa chapa de esquerda.

A coligação PSB/PT, caso se consolide, seria a via mais à esquerda concorrendo à prefeitura de Penápolis nas eleições de 2024.

Cenário em aberto

De acordo com as sondagens que a nossa redação teve acesso, nenhuma das possíveis candidaturas estaria confortavelmente à frente das demais, com uma boa margem de vantagem.

Um dos fatores que podem pesar na decisão do voto é o ideológico, eleitores mais à esquerda tendem a votar em Roberto Torsiano ou Caíque Rossi, ao passo que eleitores mais à direita tendem a votar em Benoninho.

Outro fator que ainda está em aberto é a influência da avaliação da atual gestão municipal. Após vultosos gastos recentes com shows e uma série de obras que foram programadas para acontecerem no último ano, ainda não há uma mensuração para saber o impacto desses fatores na decisão do voto.

Com isso, o cenário para o eleitor penapolense ainda pode ser considerado "em aberto". É possível que, com as atividades dos partidos nas próximas semanas, os eleitores comecem a decidir em quem pretendem votar nessas eleições.

Fonte:

Deixe seu comentário