Portal da Cidade Penápolis

CÂMARA DE PENÁPOLIS

Câmara aprova projeto para programa “Cuidando de Quem Cuida”

Em defesa do projeto, Letícia Sader disse que as “mães atípicas” enfrentam acentuados esgotamentos físicos e emocionais.

Publicado em 27/06/2024 às 14:37

Vereadora Letícia Sader, autora de projeto pela promoção de cuidados especiais para “mães atípicas” (Foto: Imprensa/Câmara Municipal de Penápolis)

A Câmara Municipal de Penápolis aprovou por unanimidade segunda-feira, (24), projeto da vereadora Letícia Sader (MDB) para instituição do programa “Cuidando de Quem Cuida”. A iniciativa consiste na promoção de atendimento especial às mães ou cuidadoras responsáveis pela criação de filhos com deficiência, síndromes e doenças raras, autistas, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, dislexia e outros.

A categoria abrangida, denominada “mães atípicas”, deverá receber orientação psicossocial e apoio por meio de serviços de acompanhamento psicológico e terapêutico, com atenção à saúde integral e através da difusão de informações e oferta de formação para fins de fortalecimento e de sua valorização. A mesma propositura também institui a “Semana da Maternidade Atípica” com sua realização na terceira semana de maio para estimular políticas públicas, incentivar debates, audiências públicas, reuniões intersetoriais, seminários, encontros e rodas de conversa sobre o tema.

Entre outras disposições está estabelecida a divulgação das doenças emocionais que podem surgir em decorrência da maternidade atípica, conscientizando-a e incentivando-se ao autocuidado. Em defesa do projeto, Letícia Sader disse que as “mães atípicas” enfrentam acentuados esgotamentos físico e emocional. Ela relatou casos extremos, como em que uma mãe matou o filho e se suicidou. “Mães atípicas, vistas como heroínas ou gerreiras, são na verdade, mulheres cansadas, sobrecarregadas, estressadas e adoecidas, que acabam sendo acometidas por várias situações, como a falta do autocuidado”.

Fonte:

Deixe seu comentário