Portal da Cidade Penápolis

IMAGEM EM MOVIMENTO

Rafael do Valle fala sobre “A Grande Entrevista”, novo filme da Netflix

Chega ao streaming filme que revela os bastidores da entrevista que abalou a monarquia britânica.

Publicado em 13/04/2024 às 00:01

Rafael do Valle (Foto: Acervo pessoal)

A etimologia da palavra entrevista remonta ao termo francês entrevoir, a partir do latim intervidere: “ato de ver um ao outro”. Cara a cara, o entrevistador penetra o âmago do entrevistado com o olhar com o objetivo extrair as informações mais preciosas. O jogo de troca de olhares não é simples. A pergunta errada fará o entrevistado recuar. Como um pescador, é preciso ter paciência até que o peixe morda a isca. É essa paciente pesca de informações que acompanhamos em “A Grande Entrevista” (dir. Philip Martin, 2024), filme que acaba de estrear na Netflix.

Em 2019 vinha à tona o caso Jeffrey Epstein, bilionário americano acusado de tráfico sexual. Anos antes, em 2005, Epstein havia sido acusado de abuso sexual de menores, sendo declarado culpado em 2008, quando pegou uma pena de apenas 13 meses de prisão, graças à sua forte rede de contato com pessoas influentes. O pedófilo era popular e vivia cercado de celebridades, artistas e políticos, como o ex-presidente Donald Trump. Nos anos seguintes a polícia juntou provas suficientes para acusar Epstein de traficar dezenas de meninas, explorá-las e abusar sexualmente delas. Em julho de 2019, é preso novamente e enviado ao Centro Correcional Metropolitano de Nova York, onde se enforcaria no mês seguinte enquanto aguardava o julgamento. Morto o predador sexual, sua história mancharia a reputação de quem andava com ele, e a questão que ficava era: as pessoas que se diziam amigas de Epstein sabiam quem ele realmente era?


Príncipe Andrew (Rufus Sewell) durante a entrevista à BBC. (Foto: Divulgação/Netflix)

Uma das pessoas que faziam parte do círculo íntimo de Epstein foi o príncipe Andrew, terceiro filho da rainha Elisabeth II. O príncipe era amigo do pedófilo, frequentava as propriedades onde as meninas foram abusadas e chegou a viajar no jatinho particular que as transportava, apelidado pela mídia de Lolita Express. Além disso, o filho de Elisabeth II também foi acusado de abusar sexualmente de uma das vítimas de Epstein, Virginia Giuffre. Diante dessa bomba que explodiu no colo da monarquia britânica, o príncipe Andrew aceitou ser entrevistado pelo programa Newsnight, da BCC, com o objetivo de se justificar e narrar o seu ponto de vista da história.

Conduzida pela jornalista Emily Maitlis, a entrevista foi marcada pelas desastrosas respostas do príncipe, que buscou negar tudo, apesar de todas as provas e evidências. Sobre sua amizade com Epstein, o filho de Elisabeth II relata que não sabia de nada, que a relação entre os dois começou antes da condenação de pedofilia e que não se arrepende da amizade mantida, reduzindo os crimes do amigo a algo meramente “inapropriado”. Indignada, a jornalista rebate: “Inapropriado? Ele era um agressor sexual”. Mesmo pisando em ovos, temendo que o príncipe fosse evasivo e não respondesse às perguntas, Emily lançou a isca e deixou ele falar à vontade. É alarmante a confiança com que o príncipe Andrew distorcia os fatos na tentativa de criar um álibi para si. A veiculação da entrevista na televisão não ter sido barrada revela que a equipe de comunicação do Palácio de Buckingham acreditava que o príncipe tinha se saído bem. A entrevista foi uma das mais assistidas de todo os tempos e a reação do público foi de repulsa a o filho de Elisabeth II. Pouco tempo depois, príncipe Andrew abdicou de seus compromissos reais.


Emily Maitlis (Gillian Anderson) e príncipe Andrew (Rufus Sewell) momentos após a entrevista. (Foto: Divulgação/Netflix)

“A Grande Entrevista” monumentaliza os bastidores da desastrosa entrevista entre príncipe Andrew e o programa Newsnight, da BCC. Desastrosa para o príncipe que mentia e verbalizava barbaridades de forma convicta e até ingênua. O ator Rufus Sewell, que interpretou o príncipe, conseguiu incorporar perfeitamente o narcisismo e a repulsividade do filho da rainha. Mas a atuação que se sobressai é a de Gillian Anderson, que interpretou Emily Maitlis. A atriz não só encarnou a jornalista, mas interpretou primorosamente a paciente entrevistadora-pescadora, pronta para fisgar o peixe.

Assista ao trailer do filme:



Rafael do Valle, doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos.

📧 E-mail: rafaellopesdovalle@gmail.com


Gostaria de ter a sua coluna no Papo de Especialista?

Faça parte da editoria "Papo de Especialista" do Portal da Cidade.

Fale conosco pelo ☎️ WhatsApp (18) 99667-5005.

Fonte:

Deixe seu comentário