Portal da Cidade Penápolis

FEITOS E FATOS

Todo cuidado é pouco ao utilizarmos as palavras

Da política às redes sociais, Olmair Rillo realiza uma reflexão sobre a verdade e a liberdade de expressão.

Publicado em 14/04/2024 às 00:01

Olmair Perez Rillo (Foto: Acervo pessoal)

No palco da vida sempre encontraremos atores que tentam nas suas mais variadas apresentações convencer aqueles que os assistem que a mentira a hipocrisia a bajulação e a falsidade demonstradas em determinadas situações representam a exata expressão da verdade.

Irritados e enfurecidos atiram para todos os lados tentando atingir inimigos que eles próprios criaram imaginando encontrar os nutrientes necessários para alimentar suas próprias frustrações.

Em se tratando de política, por exemplo, não é de hoje que vem se sustentando no fingimento na dissimulação no aprimoramento da farsa do engodo e das invencionices que contaram com personagens que atuaram dentro e fora do picadeiro com uma sofisticação jamais vista na história desta Pátria que já nos tentaram enfiar goela abaixo como educadora.

As redes sociais criadas para entretenimento ou aproximar as pessoas estão sendo utilizadas para criticar a tudo e a todos que discordam dos seus pontos de vista não importa se as acusações são falsas ou verdadeiras, pois o que conta é atacar como se o prazer de agredir pudesse solucionar os problemas que aqui enfrentamos e nada diferem das dificuldades encontradas em toda extensão deste “Brasilzão” de meu Deus.

Mesmo sendo poucos aqueles que se utilizam deste péssimo artifício chega um momento no qual suas manifestações serão interpretadas como pura implicância – ou seria implicância pura? - Sem que isto signifique devam permanecer calados ou deixar de se manifestar quando fatos devidamente comprovados demonstrarem que as coisas não andam bem uma vez que o direito de nos indignarmos está claramente assegurado na nossa Carta Magna.

 Este importante elemento democrático nos leva concluir que mesmo não concordando com certas ações ou posicionamentos devemos respeitar o direito que as pessoas possuem de se manifestar, pois a liberdade de expressão é um dos valores mais importantes da democracia.

Isto não permite que saiamos por aí dizendo o que bem entendermos, mas nos obriga tomar muito cuidado uma vez que bater sistemática e repetitivamente na mesma tecla pode levar ao descrédito e credibilidade é um dos valores mais importantes que deve ser conquistado e mantido pelo homem.

As terras de Maria Chica - os mais vividos lembrar-se-ão do que acontecia principalmente em anos eleitorais – já foram transformadas em verdadeiros campos de batalhas com as notícias divulgadas pelos jornais, a boca a boca, o cara a cara e os embates transmitidos pelas ondas sonoras da inesquecível ZYR 33 Rádio Difusora de Penápolis bem diferentes das facilidades que hoje possibilitam divulgações na velocidade da luz por meio das redes sociais utilizadas para compartilhamento de mensagens verdadeiras ou enganosas.

Isto nos permite concluir que um mentiroso poderá eventualmente transformar em verdades as mentiras repetidas várias vezes, mas ninguém nele acreditará quando se apresentar dizendo a verdade, pois não é o homem quem faz a palavra, mas – isto sim - é a palavra quem faz o homem.

Fonte:

Deixe seu comentário