Portal da Cidade Penápolis

CADASTRO ÚNICO

Entrevistadores visitam domicílios para atualizar CadÚnico em Penápolis

Uma empresa prestadora de serviço foi contratada para visitar os domicílios das famílias que são beneficiadas. Confira na matéria!

Publicado em 20/04/2024 às 00:02

Atualmente Penápolis tem cerca de 6 mil famílias inseridas no CadÚnico (Foto: MDS)

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Penápolis iniciou recentemente um mutirão de serviço para atualização dos dados inseridos no CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Para tanto, foi contratada uma empresa prestadora de serviço para visitar os domicílios das famílias que são beneficiadas, mas que ainda não realizaram a atualização cadastral.

Diante desta atividade, a Secretaria de Desenvolvimento Social pede a colaboração dos beneficiários no sentido de facilitar e agilizar o trabalho, que é de suma importância para que a família possa continuar recebendo ao que têm direito.

Os entrevistadores fazem as visitas domiciliares em horários variados, inclusive aos finais de semana, para que possam encontrar as famílias em suas residências. Caso a família não seja encontrada, as equipes deixarão um comunicado. A previsão é de que esse trabalho leve cerca de três meses.

A Secretaria de Desenvolvimento Social destaca que os entrevistadores estão trabalhando devidamente identificados com crachás.

Se houver dúvida, os moradores podem entrar em contato com o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua residência.

O Cras “Yone Lacava Pereira” (Planalto), fica localizado na rua Manoel Foz, 515 - Vila Aparecida; e o telefone é (18)3653-4893.

Já o Cras “Maria Teresa Lopes Garcia Waldemarim” (Eldorado) fica na rua Manoel Arroio Valero, n° 201, Jardim Morada do Sol e o telefone é (18)3653-7291.

Importância

Atualmente Penápolis tem cerca de 6 mil famílias inseridas no CadÚnico. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social, 2 mil já estão com os cadastros atualizados.

A importância de manter os dados do CadÚnico atualizados é porque o sistema federal é a porta de entrada para diversos benefícios sociais, como o Bolsa Família, Baixa Renda de Energia Elétrica, entre outros. Para recebê-los, é fundamental que as famílias mantenham os dados em dia.

A atualização é obrigatória a cada dois anos, e extremamente necessária, já que as famílias podem ter o benefício bloqueado.

Se a família mudar de endereço ou de telefone, tiver alguma alteração em sua renda mensal ou no estado civil, no nascimento, adoção ou falecimento de algum membro da família, o cadastro deve ser atualizado presencialmente.

Fonte:

Deixe seu comentário