Portal da Cidade Penápolis

REGIÃO

Camerata de Violões do GURI Araçatuba se apresenta em Bilac

Grupo instrumental formado por jovens de até 18 anos faz concerto no dia 16 de junho, às 15h. A entrada é gratuita

Publicado em 12/06/2026 às 14:18
Atualizado em

Camerata de Violões do GURI Araçatuba (Foto: Yago Monteiro)

Arte, cultura, cidadania e desenvolvimento humano. O GURI é o programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura, que engloba tudo isso. Em 30 anos, já transformou a vida de mais de 1 milhão de crianças, adolescentes e jovens em todo o estado. Muitas famílias e comunidades também foram beneficiadas.

E quem estuda música no GURI, pode fazer parte dos grupos musicais. A Temporada 2026 de Concertos entra em um dos meses mais movimentados do ano. Em junho, serão 59 apresentações em todo o Estado. No dia 16/06 (terça-feira), a Camerata de Violões do GURI Araçatuba viaja até o município de Bilac para se apresentar no Centro Cultural e Educacional, às 15h. A entrada é gratuita. O grupo tem o patrocínio Master da empresa CTG Brasil e a parceria da Prefeitura Municipal de Araçatuba.

Sob a regência do maestro convidado Paulo Renato Lourenço, o grupo apresenta um repertório que vai da música brasileira às influências da música de concerto. Destaque para as obras de Cristina Azuma, Celso Machado e Dorival Caymmi, além de Clareana, de Joyce Moreno e Mauricio Maestro, em arranjo inédito encomendado para os 30 anos do GURI.

Grupos musicais - Do instrumento ao canto, as formações são as mais diversas. Há orquestras e bandas sinfônicas, orquestras e cameratas de cordas, de violões, os corais, as big bands, e os grupos de choro, percussão e música instrumental brasileira. São 29 formações e a partir do segundo semestre serão 32 Grupos Musicais em todo o estado – com a estreia de três novos conjuntos.

Estude música de graça – No GURI tem cursos para crianças, adolescentes, jovens e adultos que querem aprender a cantar e tocar um instrumento, do popular ao erudito. Não precisa ter conhecimento musical prévio e nem o próprio instrumento. Tem oportunidades para diferentes níveis de aprendizado. Basta ir até um polo do GURI mais próximo com os documentos pessoais, escolher um curso disponível e se matricular. Mais informações no site do GURI.

Serviço

Camerata de Violões do GURI Araçatuba

16 de junho, terça-feira, às 15h

Centro Cultural e Educacional "Professor João Chaim Reseke Filho"

Rua Sete de Setembro, 645, Centro, Bilac, SP

Entrada gratuita

*Programação sujeita a alteração

Camerata de Violões do GURI Araçatuba

O violão é um dos instrumentos mais populares do Brasil e a cultura violonística brasileira é uma das mais ricas do mundo. A formação da camerata de violões corresponde a uma certa tradição de grupos homogêneos, formados por instrumentos da mesma família, oferecendo um espaço de criatividade e experimentação. O grupo trilha o caminho da descoberta de uma identidade, com pesquisas de timbre e exploração de novas e próprias sonoridades. A Camerata de Violões do Guri de Araçatuba foi criada em 2013 e já recebeu artistas como Paola Picherzky, Paulo Renato, Edson Lopes, Duo Siqueira Lima, Fábio Bartoloni e Sidney Molina. Realizou a abertura de um concerto do Quarteto Brasileiro e apresentou-se no Festival Internacional de Londrina. Durante a pandemia, o compositor e violonista Daniel Murray realizou um trabalho à distância, tendo como resultado a gravação da composição "Aurora".

Fonte: Imprensa/Guri

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp