REGIÃO
Camerata de Violões do GURI Araçatuba se apresenta em Bilac
Grupo instrumental formado por jovens de até 18 anos faz concerto no dia 16 de junho, às 15h. A entrada é gratuita
Publicado em
12/06/2026 às 14:18
Atualizado em
Arte, cultura, cidadania e desenvolvimento humano. O GURI é o programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura, que engloba tudo isso. Em 30 anos, já transformou a vida de mais de 1 milhão de crianças, adolescentes e jovens em todo o estado. Muitas famílias e comunidades também foram beneficiadas.
E quem estuda música no GURI, pode fazer parte dos grupos musicais. A Temporada 2026 de Concertos entra em um dos meses mais movimentados do ano. Em junho, serão 59 apresentações em todo o Estado. No dia 16/06 (terça-feira), a Camerata de Violões do GURI Araçatuba viaja até o município de Bilac para se apresentar no Centro Cultural e Educacional, às 15h. A entrada é gratuita. O grupo tem o patrocínio Master da empresa CTG Brasil e a parceria da Prefeitura Municipal de Araçatuba.
Sob a regência do maestro convidado Paulo Renato Lourenço, o grupo apresenta um repertório que vai da música brasileira às influências da música de concerto. Destaque para as obras de Cristina Azuma, Celso Machado e Dorival Caymmi, além de Clareana, de Joyce Moreno e Mauricio Maestro, em arranjo inédito encomendado para os 30 anos do GURI.
Grupos musicais - Do instrumento ao canto, as formações são as mais diversas. Há orquestras e bandas sinfônicas, orquestras e cameratas de cordas, de violões, os corais, as big bands, e os grupos de choro, percussão e música instrumental brasileira. São 29 formações e a partir do segundo semestre serão 32 Grupos Musicais em todo o estado – com a estreia de três novos conjuntos.
Estude música de graça – No GURI tem cursos para crianças, adolescentes, jovens e adultos que querem aprender a cantar e tocar um instrumento, do popular ao erudito. Não precisa ter conhecimento musical prévio e nem o próprio instrumento. Tem oportunidades para diferentes níveis de aprendizado. Basta ir até um polo do GURI mais próximo com os documentos pessoais, escolher um curso disponível e se matricular. Mais informações no site do GURI.
Serviço
Camerata de Violões do GURI Araçatuba
16 de junho, terça-feira, às 15h
Centro Cultural e Educacional "Professor João Chaim Reseke Filho"
Rua Sete de Setembro, 645, Centro, Bilac, SP
Entrada gratuita
*Programação sujeita a alteração
Camerata de Violões do GURI Araçatuba
O violão é um dos instrumentos mais populares do Brasil e a cultura violonística brasileira é uma das mais ricas do mundo. A formação da camerata de violões corresponde a uma certa tradição de grupos homogêneos, formados por instrumentos da mesma família, oferecendo um espaço de criatividade e experimentação. O grupo trilha o caminho da descoberta de uma identidade, com pesquisas de timbre e exploração de novas e próprias sonoridades. A Camerata de Violões do Guri de Araçatuba foi criada em 2013 e já recebeu artistas como Paola Picherzky, Paulo Renato, Edson Lopes, Duo Siqueira Lima, Fábio Bartoloni e Sidney Molina. Realizou a abertura de um concerto do Quarteto Brasileiro e apresentou-se no Festival Internacional de Londrina. Durante a pandemia, o compositor e violonista Daniel Murray realizou um trabalho à distância, tendo como resultado a gravação da composição "Aurora".
Fonte: Imprensa/Guri
Notícias relacionadas
Gabriel e Santiago superam chuva e levam cultura para mais de 53 mil pessoas
21/06/2026 às 09:38
Coroados inaugura unidade do Sebrae Aqui no dia 22 de junho
19/06/2026 às 11:24
Renê Rodrigues Antonio assume o comando do Segundo Batalhão em Araçatuba
19/06/2026 às 09:12
Empreendedoras da região de Araçatuba têm prazo para inscrição em prêmio do Sebrae
16/06/2026 às 09:25
Fundo Social de Birigui arrecada mais de oitocentos quilos de alimentos
11/06/2026 às 13:59
Defesa Civil de Avanhandava participa do Treinamento SP Sem Fogo
11/06/2026 às 09:18