Portal da Cidade Penápolis

OFICINA GRATUITA

Inscrições abertas para oficina de trilha musical para audiovisual

A oficina tem o objetivo de instrumentalizar músicos e não músicos nas técnicas de composição e produção musical para a cena.

Publicado em 15/06/2024 às 21:06
Atualizado em

A oficina “Composição e Produção de Trilha Musical para Audiovisual” será ministrada pelo músico Marcelo Gabbay (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo informa que estão abertas as inscrições para as pessoas interessadas em participar da oficina “Composição e Produção de Trilha Musical para Audiovisual” que acontecerá no dia 26 de junho (quarta-feira), às 18h, na Sala de Exposições do Museu do Folclore, localizado na Praça 9 de Julho – centro.

A atividade será oferecida de forma gratuita aos participantes, por meio de parceria entre a prefeitura de Penápolis e o Programa Ponto MIS (Museu da Imagem e do Som), do Governo do Estado de São Paulo.

A oficina tem o objetivo de instrumentalizar músicos e não músicos nas técnicas de composição e produção musical para a cena. Dessa forma, a atividade é voltada para todas as pessoas interessadas em escrita de roteiro e que tenham idade a partir de 15 anos. As vagas são limitadas.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 24 de junho, ou até o preenchimento das vagas, por meio de formulário on-line disponível no link: https://forms.gle/LJB2gzToqFU1ktQVA.

Técnicas de composição

A oficina “Composição e Produção de Trilha Musical para Audiovisual” será ministrada pelo músico Marcelo Gabbay, que também é compositor de trilhas para teatro, dança e cinema. Durante a oficina de quatro horas de duração, serão apresentadas práticas e técnicas de composição para o audiovisual; além disso, os participantes irão discutir sobre a relação entre música e imagem, música e fala, música e indústria cinematográfica, passando por grandes nomes da trilha musical.

Vale destacar que o músico Marcelo Gabbay é Doutor e Mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ, com estágio sandwich na Université Paris-Descartes (Sorbonne V). Também é Especialista em Musicoterapia Preventiva e Social (FMU) e em Psicologia Analista (IJEP). Professor de Desenho e Produção de Som na Universidade São Judas Tadeu, pesquisador e autor dos livros “Comunicação Poética e Música Popular” (Ed. Appris, 2017) e “Música Estranha” (Ed. Paka-Tatu, 2022), além de ter diversos artigos publicados no Brasil, América Latina e Europa.

O programa

O Ponto MIS é um programa de formação e difusão cultural em todo o estado de São Paulo. As cidades parceiras recebem programações de sessões de cinema, oficinas, palestras, exposições e formação em gestão cultural, tudo de forma gratuita à comunidade, visando a formação de novos públicos para a cultura e para o cinema.


Fonte:

Deixe seu comentário