Portal da Cidade Penápolis

TEATRO

Cia Alternativa de Teatro comemora 8 anos com programação especial

Diversas oficinas serão disponibilizadas pela companhia a partir do mês de maio, e também a apresentação gratuita de "Cabaret Brecht" e "Pagu".

Publicado em 15/04/2024 às 14:26
Atualizado em

Cia Alternativa abriu inscrições para oficinas formativas (Foto: Ricardo Faria/Divulgação)

No ano em que a Cia Alternativa de Teatro celebra 8 anos de fundação, a companhia revela uma programação especial que promete enriquecer ainda mais o cenário artístico local.

Destacando-se entre as atividades programadas está a tão aguardada segunda edição do Aprimoramento Artístico, evento que marcou sua estreia em 2018 e foi fundamental para moldar a identidade do coletivo. 

Dessa vez, a Cia Alternativa mergulhará profundamente na técnica de construção de monólogos, reafirmando seu compromisso com o aprimoramento artístico e a pesquisa teatral.

Para apoiar esta iniciativa, foi concebido o projeto de aprimoramento intitulado "Pagu: Um Salto Artístico no Interior de São Paulo", que obteve aprovação pela Lei Paulo Gustavo do Governo do Estado de São Paulo. 

Para o ator e fundador da Cia Alternativa de Teatro, Rodrigo Santiago, este projeto trará ao município quatro formações gratuitas e abertas ao público, em parceria com o ator e diretor teatral Heitor Gomes. 

“As oficinas estão agendadas para iniciar a partir de maio, abordando temas como “O despertar da pré-expressividade no jogo da cena”, “Dispositivos psicofísicos para preparação corporal de elenco”, “Voz e expressividade na composição da partitura cênica”, “Dramaturgismos e dramaturgia da cena em processo”, explica Santiago. 

Residência artística

A Cia Alternativa oferecerá ainda uma Residência Artística, proporcionando ao público uma imersão completa no processo de produção do espetáculo inédito "Pagu", contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo Munixipal. 

“Esta residência semanal permitirá aos participantes acompanhar de perto todos os estágios de criação, desde os ensaios até a pós-produção, promovendo uma integração entre teoria e prática”, salienta Amanda Ribeiro, atriz e produtora do coletivo.

Apresentações

A programação também inclui a circulação de espetáculos, com apresentações gratuitas de "Cabaret Brecht" e "Pagu" durante o segundo semestre do ano. Após cada espetáculo, haverá debates sobre temas relevantes, como "Música e poesia em cena" e "O papel da mulher na história", relacionados às peças apresentadas.

Acessibilidade 

Focada na acessibilidade, a Cia Alternativa implementou um plano abrangente que inclui a seleção de espaços adaptados para garantir o acesso de pessoas com mobilidade reduzida ou idosas. 

Além disso, a equipe será treinada em audiodescrição para atender aos deficientes visuais, e todos os materiais promocionais e de divulgação do projeto serão disponibilizados em formatos acessíveis, incluindo libras, audiodescrição e legendas em conteúdos audiovisuais.

“A Cia Alternativa reafirma seu compromisso com a arte acessível e inclusiva, garantindo que suas atividades sejam acessíveis a todos. Esta programação especial visa oferecer experiências culturais e formativas enriquecedoras para o público, celebrando não apenas os oito anos de história da companhia, mas também seu comprometimento com a diversidade e a inclusão”, finaliza Santiago.

Sobre a Cia Alternativa de Teatro

A Cia Alternativa de Teatro surgiu em 2016, na cidade de Penápolis, interior de São Paulo, com intuito de criar espetáculos teatrais de forma autoral, dialogando politicamente com questões sociais da região onde está inserido. 

O grupo tem como ideal de trabalho o teatro narrativo e para isso, deu início a uma pesquisa envolvendo diversas áreas das artes: literatura, cinema, música e artes plásticas. A trupe surge com alunos egressos do Curso Técnico em Teatro do Senac e outros artistas convidados.

Ao longo desses 8 anos, mais de 30 artistas colaboraram para a construção deste coletivo e com isso a Cia produziu 5 peças autorais e 3 ações artísticas. Além disso, recebeu os prêmios de editais municipal e estadual - PROAC- 2018, Aldir Blanc – 2020, Aldir Blanc – 2021, Paulo Gustavo Municipal – Circulação de espetáculo – 2023, Paulo Gustavo Municipal – Montagem de espetáculo inédito – 2023, Paulo Gustavo Estadual – 2023, prêmios que foram fundamentais para a manutenção das atividades do grupo.

Para mais informações sobre a programação visite o site da Cia Alternativa alternativa.ciadeteatro.com.br onde também podem ser feitas as inscrições.

Fonte:

Deixe seu comentário