Portal da Cidade Penápolis

ACOLHIMENTO

Sedes e Moveca intensificam ações de acolhimentos a pessoas em situação de rua

As pessoas em situação de rua são atendidas na organização da sociedade civil Moveca.

Publicado em 28/06/2024 às 16:51

Durante o período de frio, o serviço de abordagem social será intensificado pela equipe de abordagem social do Moveca (Foto: Secom - PMP)

Por conta das quedas na temperatura prevista para o final de semana, a Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social) e o Moveca reforçaram o atendimento a pessoas em situação de rua e planejaram ações de enfrentamento ao frio. As pessoas em situação de rua são atendidas na organização da sociedade civil Moveca, entidade parceira da prefeitura de Penápolis.

Penápolis conta com os atendimentos no Serviço de Acolhimento Institucional para Adultos e suas Famílias, Casa de Estar, Casa de Passagem e o Serviço de Abordagem Social, executados pela entidade parceira Moveca. Segundo o secretário de desenvolvimento social, Pedro Luis Menti Sanchez, durante o período de frio, o serviço de abordagem social será intensificado.

“O Moveca oferece um plantão de 24 horas, por meio do Serviço de Abordagem Social, e também tem um abrigo à disposição dessas pessoas. Na entidade, todos poderão realizar sua higienização pessoal, refeição e descanso noturno”, afirmou Pedro Sanchez. O atendimento do Moveca está localizado rua Ceará, 515, na Vila América.

“Devemos oferecer acolhida, dignidade e humanização a essas pessoas, principalmente nesta situação de frio que enfrentaremos nos próximos dias. Temos a estrutura pronta e disponível para o abrigamento. Pedimos que a população nos auxilie e oriente as pessoas em situação de rua a procurar o atendimento", finalizou o secretário. O telefone de plantão do Moveca é (18) 99714.9632.

Casa de Passagem

Além do Serviço Especializado em Abordagem Social, o secretário também citou que o município oferece o serviço da Casa de Passagem. O local é destinado a pessoas em situação de rua que pernoitam em praças e também aquelas que têm hábitos itinerantes, viajando frequentemente entre as cidades. No local, é oferecido estrutura para dormir, tomar banho, almoçar e jantar.

O secretário destacou, porém, que frequentar o local é um direito dessas pessoas em situação de rua, entretanto não é possível obrigá-las. “Durante a abordagem os técnicos buscam encaminhar o público de rua para o serviço, mas em muitos casos não há sucesso”, acrescentou.

Casa de Estar

Outro serviço prestado para o segmento da população em situação de rua é a Casa de Estar. O programa é responsável por acolher em forma de moradia os adultos e famílias em situação de rua. É oferecido abrigo, alimentação e atendimento social e psicológico, além de encaminhamento às unidades de saúde e outros serviços disponíveis.

Fonte:

Deixe seu comentário