Portal da Cidade Penápolis

CÂMARA DE PENÁPOLIS

Professora Jandineia propõe audiência pública para debater situação do Rio Tietê

Encontro na Câmara Municipal em parceria com comissão federal discutirá os desafios ambientais de eutrofização e preservação das águas

Publicado em 18/06/2026 às 15:43

Por iniciativa da vereadora Professora Jandineia e do deputado federal Nilto Tatto, a Câmara de Penápolis realizará audiência pública sobre o Rio Tietê (Foto: Imprensa/CMP)

A Câmara Municipal de Penápolis, em atendimento a requerimento formalizado pela vereadora Professora Jandineia (PT), promoverá na quinta-feira da próxima semana, dia 25, às 19h, audiência pública para debater a situação ambiental do Rio Tietê, com foco nos desafios para sua recuperação, preservação e desenvolvimento sustentável.

A iniciativa será realizada em parceria com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, por iniciativa do deputado federal Nilto Tatto (PT).

O encontro tem como objetivo promover amplo debate sobre os impactos ambientais que afetam o Rio Tietê, reunir especialistas, autoridades públicas, representantes de entidades ambientais e a população em geral para discutir propostas e ações voltadas à recuperação do rio e à preservação dos recursos naturais da região.

Um dos temas centrais da audiência será a eutrofização do Rio Tietê, fenômeno ambiental provocado pelo excesso de nutrientes, especialmente fósforo e nitrogênio, lançados nas águas por meio de esgoto doméstico sem tratamento adequado, resíduos industriais e atividades agropecuárias.

Esse processo favorece a proliferação excessiva de algas e plantas aquáticas, reduz a quantidade de oxigênio dissolvido na água e pode provocar mortandade de peixes, mau cheiro, prejuízos à biodiversidade e degradação da qualidade ambiental do rio.

A audiência pública será aberta à participação da comunidade e representa uma importante oportunidade para o diálogo entre poder público, especialistas e sociedade civil na busca de soluções efetivas para a revitalização do Rio Tietê.

A Câmara Municipal convida toda a população a participar e contribuir com sugestões e reflexões sobre um dos mais importantes patrimônios ambientais do Estado de São Paulo.

Fonte: Imprensa/CMP

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp