Portal da Cidade Penápolis

ANIMAL ATROPELADO

Jaguatirica foi encontrada na Rodovia Gabriel Melhado próxima a Bilac

Sargento Bordinassi e CB Faleiros, da Polícia Ambiental, encontraram o animal já sem vida ao chegarem ao local.

Publicado em 10/06/2024 às 07:58

Jaguatirica é encontrada sem vida pela Polícia Ambient (Foto: Polícia Ambiental)

Uma felino da espécie jaguatirica (leopardus pardalis) foi atropelada na manhã desta segunda-feira no km 7 da Rodovia Gabriel Melhado, próximo à rotatória da entrada da cidade de Bilac-SP.

Após solicitação do CoBom (Centro de Operações do Corpo de Bombeiros) para averiguar o caso, a guarnição da Polícia Ambiental composta pelo Sargento Bordinassi e o CB Faleiros foram até o local e localizaram o animal já sem vida no acostamento da via com sinais de atropelamento.

O corpo do felino um adulto macho, com aproximadamente 20 quilos, foi recolhido e destinado ao hospital veterinário da Unesp de Araçatuba - Associação Mata Ciliar.

A jaguatirica é um felíno de porte médio, com 72,6 a 100 centímetros de comprimento e peso entre 7 e 20 quilos. O padrão de coloração da pelagem é muito semelhante ao do gato-maracajá (L. wiedii), mas a jaguatirica é maior e possui a cauda mais curta.

É um animal solitário, noturno, territorial e os machos possuem territórios que se sobrepõem sobre os de várias fêmeas. Alimenta-se principalmente de roedores, mas também de animais de porte maior como ungulados, répteis, aves e peixes. Caça à noite, formando emboscadas. Alcança a maturidade sexual entre 26 e 28 meses de idade, e as fêmeas dão à luz geralmente um filhote por vez, com cerca de 250 gramas. Geralmente, filhotes nascem a cada 2 anos. Em cativeiro, a jaguatirica pode viver até 20 anos, o dobro da sua longevidade no estado selvagem.

Fonte:

Deixe seu comentário