Portal da Cidade Penápolis

PENÁPOLIS VERNACULAR

Exposição resgata letreiros manuais da cidade

Denominado "Penápolis Vernacular: Uma observação dos letreiramentos manuais", o projeto visa catalogar e expor as manifestações de tipografia feitas à mão.

Publicado em 20/06/2024 às 17:15
Atualizado em

Leonardo Cremonini durante mapeamento nas ruas de Penápolis (Foto: Amanda Ribeiro/Divulgação )

Em meio ao avanço das tecnologias de impressão e comunicação digital, um projeto inovador se propõe a resgatar e valorizar uma arte tradicional que está desaparecendo: a tipografia vernacular.

Denominado "Penápolis Vernacular: Uma observação dos letreiramentos manuais", o projeto visa catalogar e expor as manifestações de tipografia feitas à mão encontradas no município de Penápolis, proporcionando uma experiência única e educativa para a comunidade.

Segundo o designer gráfico e idealizador do projeto, Leonardo Cremonini, a tipografia vernacular é um elemento essencial da identidade cultural regional. “Surgindo de produções manuais e informais, ela se adapta às características locais e reflete a criatividade e o espírito dos habitantes”, explica.

E continua: “Este projeto busca registrar esses letreiramentos, que se manifestam em fachadas pintadas à mão, cartazes de mercados e placas de serviços, antes que desapareçam devido à predominância de métodos modernos de impressão”.

O projeto

O "Penápolis Vernacular" pretende fotografar e catalogar as peças tipográficas manuais da cidade. A etapa inicial de pré-produção incluirá o mapeamento dos locais com tipografia vernacular, seguido pelas visitas de campo e registros fotográficos.

Além disso, os integrantes do projeto realizarão entrevistas com dois pintores-letristas locais, proporcionando uma compreensão mais profunda do ofício e das histórias por trás dessas criações.

Já de acordo com a designer gráfico e produtora executiva, Amanda Ribeiro, serão selecionadas 30 fotografias para compor uma exposição itinerante. “A princípio, a ideia é de expor no hall da Prefeitura de Penápolis e no Centro de Integração da Cidadania, cada uma com duração de dois meses”, salienta.

Para ampliar o acesso democrático de todos os cidadãos penapolenses à exposição, os idealizadores incluirão medidas de acessibilidade para deficientes.

“Para garantir a inclusão de todos os públicos, produziremos um livro com descrições em braille, que narrará o processo de produção do projeto e exibirá algumas das fotografias coletadas, sendo que ao final, doaremos uma cópia ao acervo da Biblioteca Pública Municipal “Professor Fausto Ribeiro de Barros”, salienta Cremonini.

Tipografia

Além do mapeamento e da exposição, o projeto prevê a criação de uma tipografia digital no estilo vernacular, cujos direitos de uso serão doados à Prefeitura de Penápolis.

“Acreditamos que esta fonte poderá ser utilizada em futuras peças visuais de comunicação do município, mantendo viva a estética e o espírito da tipografia manual no nosso município”, esclarece Cremonini.

Para acompanhar o projeto, basta acessar o perfil do projeto: INSTAGRAM.

O projeto "Penápolis Vernacular: Uma observação dos letreiramentos manuais" foi contemplado no chamamento público 6/2023 da Lei Paulo Gustavo, da Prefeitura de Penápolis, através da Secretaria Municipal de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Fonte:

Deixe seu comentário