Portal da Cidade Penápolis

IMAGEM EM MOVIMENTO

Rafael do Valle fala sobre “Golden Kamuy”, novo filme da Netflix

Embarque nessa emocionante corrida pelo ouro no Japão do início do século XX.

Publicado em 24/05/2024 às 15:40

Rafael do Valle (Foto: Acervo pessoal)

sob o comando do Imperador Meiji, o Japão iniciou um acelerado processo de modernização. Durante a era Meiji, período que se estende de 1868 a 1912, o país cresceu assustadoramente e se consolidou como uma potência mundial. Não demorou muito para que o Japão se lançasse em uma ambiciosa corrida imperialista, tal qual os países europeus. No início do século XX, em busca de mais território e poder, o Japão entrou em guerra contra a Rússia, saindo vitoriosa. Foi a primeira vez que uma nação asiática derrotou um país europeu.


Sugimoto Saichi (Yamazaki Kento) é um veterano de guerra que sobreviveu a ferimentos mortais. (Foto: Divulgação/Netflix)

“Golden Kamuy” (dir. Shigeaki Kubo, 2024), filme japonês que estrou recentemente na Netflix, começa com o desenrolar da Guerra Russo-Japonesa. Sugimoto Saichi (Yamazaki Kento) lutou bravamente na guerra contra os russos, e ficou conhecido como Imortal Sugimoto por ter sobrevivido a vários ferimentos graves. Com o fim da guerra e sem ter recebido nenhuma honraria, tenta recomeçar a vida garimpando ouro na região de Hokkaido, onde o povo Ainu teria encontrado muito ouro. Dizem que um homem chamado Noperabo dizimou os Ainu para roubar todo o ouro deles. As pepitas de ouro supostamente sumiram para sempre quando Noperabo foi preso. Mas há quem diga que ele escondeu tudo antes e, enquanto estava na prisão, tatuou pistas no corpo de 24 prisioneiros. Quem juntasse as peças desse quebra-cabeça descobriria a localização do ouro.

Tudo isso seria apenas histórias que o povo conta, até o dia em que Sugimoto encontrou um homem com códigos tatuados na pele morto na floresta. O homem havia sido morto por um urso. Era inverno, a comida estava escassa e não demoraria muito para Sugimoto também ser a vítima fatal de um urso selvagem, se não fosse pela ajuda de uma garota. Ele foi salvo por Asirpa (Anna Yamada), uma sobrevivente do povo Ainu que estava em busca de vingança. A história do roubo do ouro e do massacre dos Ainu foi confirmada.


 Asirpa (Anna Yamada) busca vingança pelo massacre de seu povo. (Foto: Divulgação/Netflix)

Por motivos diversos, ele pelo ouro e ela pela vingança, os dois começam a trabalhar juntos para encontrar os outros prisioneiros e assim completar o quebra-cabeça. Mas essa tarefa não será fácil, pois há mais gente interessa nesse ouro. E assim, entre perseguições, tiros, flechas disparadas e ataques de ursos selvagens embarcamos nessa aventura que é “Golden Kamuy”. Parece até que estamos jogando um videogame. É como se acompanhássemos a dupla completar diversas missões até chegar ao chefão final, que nada mais é do que o próprio Noperabo, furioso para conseguir seu ouro de volta.

Assista ao trailer do filme:



Rafael do Valle, doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos.

📧 E-mail: rafaellopesdovalle@gmail.com


Gostaria de ter a sua coluna no Papo de Especialista?

Faça parte da editoria "Papo de Especialista" do Portal da Cidade.

Fale conosco pelo ☎️ WhatsApp (18) 99667-5005.

Fonte:

Deixe seu comentário