Portal da Cidade Penápolis

RH RESPONDE

Currículo precisa ter foto? Especialista em RH Rony Garcia dá algumas dicas

Especialista em RH, Rony Garcia, fala sobre o uso de foto no currículo em sua coluna semanal.

Publicado em 17/06/2024 às 11:09

Rony Cleiton Garcia é professor especialista em RH e fundador da ProjetaRH – Consultoria e Gestão de Pessoas. (Foto: Acervo pessoal)


Muitas pessoas me perguntam sobre colocar ou não foto no currículo. Como profissional de RH e com a minha experiência sei que é um item discriminatório, as empresas ao solicitar foto podem configurar ato discriminatório, e infelizmente é o que acaba acontecendo em sua maioria, um erro muito comum entre os empresários, por não terem os conhecimentos e a visão atual do profissional especialista em RH.

Em meus processos seletivos não levo em consideração a foto em minhas análises, busco sempre analisar os conhecimentos e habilidades do candidato, mas não é o que acontece na maioria das empresas, na qual nem sempre tem um profissional de RH que verá o currículo, pensando assim sempre oriento a colocarem a foto e minha dica principal é que seja o mais estratégico possível, ou seja, seja o mais profissional e coerente com a sua profissão, fazendo da foto um aliado, conectando e gerando um registro visual positivo no inconsciente do leitor do seu currículo.

Para ajuda-los preparei algumas dicas:

Jovem aprendiz ou profissionais para vagas de nível auxiliar – Usar aquela foto padrão, de fundo branco, roupas neutras (preto ou azul escuro), sem decotes, cabelo penteado ou preso, expressão facial neutra, postura ereta;

Profissionais especializados – Profissionais de profissões especificas podem usar fotos relacionadas com a área, somado as informações do currículo geram mais coerência e afinidade com da profissão. (ex: advogados – terno; área da saúde – jaleco branco; eletricistas e operadores – macacão com epi...);

Profissionais de cargo de gestão – Para profissionais de cargos de gestão e liderança, afim de mostrar uma postura de autoridade e até poder, é cabível além de vestimentas formais, fotos em ambientes profissionais, de boa qualidade, leve sorriso ou alteração na posição do corpo, sempre pensando na coerência entre a vaga e a imagem que deseja demonstrar.

Falar sobre foto no currículo é um tabu, vários profissionais possuem opiniões diferentes, mas acredito que ser estratégico para cada vaga é sempre o melhor caminho, tive casos de vagas operacionais em que o currículo tinha foto da pessoa de terno, de certa forma não era coerente e no primeiro instante influenciava na análise curricular.

Achou estratégicas as dicas de hoje? Gostaria de ajuda para montar um currículo estratégico? Você empresário gostaria de ajuda em suas contratações? Que tal agendarmos uma reunião?


Rony Cleiton Garcia é professor especialista em RH e fundador da ProjetaRH – Consultoria e Gestão de Pessoas.

📧 E-mail: atendimento@projetarh.com.br

📲 Instagram: @ronygarcia.projetarh

📞 WhatsApp: (18) 99793-8803


Gostaria de ter a sua coluna no Papo de Especialista?

Faça parte da editoria "Papo de Especialista" do Portal da Cidade.

Fale conosco pelo ☎️ WhatsApp (18) 99667-5005.

Fonte:

Deixe seu comentário