Portal da Cidade Penápolis

OFICINAS

Cia Alternativa de Teatro realiza duas oficinas no mês de julho

O diretor Heitor Gomes ministrará a primeira oficina. Já a segunda será conduzida por Jéssica Moraes, especialista em acessibilidade e audiodescrição.

Publicado em 28/06/2024 às 09:39
Atualizado em

Heitor Gomes ministrará a oficina nos dias 12, 13 e 14 de julho (Foto: Ricardo Faria/Divulgação )

Em julho, a Cia Alternativa de Teatro realizará duas oficinas voltadas para artistas e profissionais da cultura. Entre os dias 12 e 14, será ministrada a oficina "Dispositivos Psicofísicos para Preparação Corporal de Elenco", com o ator e diretor Heitor Gomes. Já no dia 17, acontece o workshop online “Acessibilidade Cultural: O que Fazer?”, com Jéssica Moraes, especialista em acessibilidade e audiodescrição.

Para o ator e fundador da Cia Alternativa de Teatro, Rodrigo Santiago, a oficina "Dispositivos Psicofísicos para Preparação Corporal de Elenco" introduz técnicas inovadoras para o treinamento teatral.

“Os viewpoints e rasaboxes ajudam mobilizar estímulos psicofísicos na composição de cenas. Isto é, treinam os atores na expressão de emoções profundas por meio de exercícios físicos intensivos”, explica Santiago.

Os participantes explorarão esses conceitos por meio de exercícios práticos, descobrindo a potencialidade de seus corpos em cena. A oficina visa à criação de cenas autorais que emergem do corpo e suas conexões emocionais, destacando a criatividade individual e coletiva.

Com um limite de 25 participantes, os encontros acontecerão no CEU das Artes Maurílio Galoppi dos Santos, situado na rua Manoel Foz, 515 – Vila Aparecida. A oficina tem uma carga horária de 16 horas. As inscrições são gratuitas. Para realizar as inscrições basta acessar o site https://alternativa.ciadeteatro.com.br/dispositivos.

Acessibilidade Cultural

Já a oficina online "Acessibilidade Cultural: O que Fazer?" que acontecerá no dia 17 de julho, às 20h, abordará a inclusão em espaços culturais, focando em aspectos arquitetônicos, comunicacionais e atitudinais para garantir a participação de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Durante o encontro, serão discutidos recursos como Língua Brasileira de Sinais (Libras), Braille e audiodescrição, além da importância da sensibilização de colaboradores para um atendimento inclusivo.

Para facilitar o evento, a Cia Alternativa de Teatro convidou a Jessica Morais. Ela possui deficiência visual congênita e é assessora de acessibilidade e consultora em audiodescrição na LD Conteúdos. Ela traz uma perspectiva valiosa para a criação de ambientes culturais verdadeiramente inclusivos.

Com um limite de 100 participantes, o workshop com carga horária de 2 horas acontecerá de forma totalmente online. As inscrições são gratuitas. Para realizar as inscrições acesse o site https://alternativa.ciadeteatro.com.br/acessibilidade.

Os encontros são uma realização da Cia Alternativa de Teatro e Teatralogando, do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativa; do Governo Federal, através Ministério da Cultura e Lei Paulo Gustavo. E conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Penápolis.

Sobre a Cia Alternativa de Teatro

A Cia Alternativa de Teatro é um coletivo que surgiu em 2016, na cidade de Penápolis, interior de São Paulo, com intuito de criar espetáculos teatrais de forma autoral, dialogando politicamente com questões sociais da região onde está inserido. Ao longo desses oito anos, mais de 30 artistas colaboraram para a construção do coletivo produzindo cinco peças autorais e três ações artísticas.

Além disso, recebeu os prêmios de editais municipal e estadual - PROAC- 2018, Aldir Blanc – 2020, Aldir Blanc – 2021, Paulo Gustavo Municipal – Circulação de espetáculo – 2023, Paulo Gustavo Municipal – Montagem de espetáculo inédito – 2023, Paulo Gustavo Estadual – 2023, prêmios que foram fundamentais para a manutenção das atividades do coletivo.

Fonte:

Deixe seu comentário