Portal da Cidade Penápolis

SEMEAR

Projeto Semear: Árvores para o futuro foi realizado

O ponto alto do projeto é a doação de mudas para o CIRL, que se dedica à recomposição da mata ciliar na bacia do Ribeirão Lajeado.

Publicado em 13/06/2024 às 17:26

Durante três meses, essas sementes germinarão e, posteriormente, as mudas resultantes serão plantadas. (Foto: AI/DAEP)

No dia 6 de junho de 2024, o Viveiro do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado foi palco de uma importante ação ambiental: o “Projeto Semear”.
Iniciado em abril como parte das comemorações do Dia Nacional da Conservação do Solo, o projeto visa desenvolver a participação cidadã entre os participantes. Alunos da EMEF Armelindo Artioli, do 5° ano da professora Dercina, estiveram envolvidos em uma atividade prática de plantio de sementes. Durante três meses, essas sementes germinarão e, posteriormente, as mudas resultantes serão plantadas. Ao longo do ano, os alunos aprenderão sobre técnicas de semeadura e obterão conhecimentos sobre plantas nativas da região.
O ponto alto do projeto é a doação dessas mudas para o Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado, que se dedica à recomposição da mata ciliar na Bacia do Ribeirão Lajeado. Além disso, o projeto busca conscientizar os participantes sobre a importância da conservação e reposição da vegetação nativa, essenciais para a sobrevivência da biodiversidade, preservação das nascentes e benefícios para todos os seres vivos.
O principal objetivo do “Projeto Semear” é agregar novos valores e aumentar o comprometimento dos alunos com questões ambientais do cotidiano. Promovendo o contato com a natureza, o projeto sensibiliza os jovens para mudanças de comportamento por meio da educação ambiental. Além de despertar uma maior consciência sobre a utilização racional dos recursos naturais, o projeto orienta os alunos sobre os processos de semeadura, desde as sementes até a formação das mudas.
A iniciativa conta com a participação do Consórcio do Ribeirão Lajeado, alunos da EMEF Armelindo Artioli e a equipe do Centro de Educação Ambiental (CEA). As parcerias incluem o DAEP, que realiza o projeto por meio do CEA, e o Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado, com o apoio técnico de Loan Ramos Barbosa, técnico florestal.

Fonte:

Deixe seu comentário