Portal da Cidade Penápolis

VINÍCOLA FERRACINI

Churrasco combina com vinho? Entenda um pouco mais dessa harmonização

No Papo de Especialista Vinícola Ferracini de hoje, Fábio Ferracini explica sobre a harmonização de vinhos com as carnes do churrasco

Publicado em 12/11/2022 às 19:59
Atualizado em

Fábio Ferracini fala sobre harmonização de vinhos com carnes de churrasco (Foto: Vinícola Ferracini)

Ninguém duvidaria de que o churrasco é uma das paixões do brasileiro. E quando se fala em churrasco, a bebida que a vêm à mente de muitos é a cerveja bem gelada. No Papo de Especialista da Vinícola Ferracini de hoje, Fábio Ferracini nos conta um pouco mais sobre a harmonização do churrasco com vinhos. 

Sim, é possível, e combina bastante o sabor da carne com as características de alguns vinhos. E os vinhos tintos, que possuem uma acidez mais elevada, são os que mais combinam com carnes de churrasco, que geralmente possuem um teor maior de gordura.

Fábio Ferracini explica, também, que os vinhos precisam ter estrutura para harmonizar com o sabor das carnes, como é o caso da picanha, do cupim, da ponta de peito, que são algumas mais comuns.

É possível fazer um churrasco completo com vinhos e carnes?

Uma das boas sacadas, principalmente devido ao nosso clima mais quente da região, é começar com um espumante bem gelado. Ferracini indica o espumante Brut, como um que seria ideal para começar servindo com saladas.


Os espumantes combinam muito com saladas, e Ferracini dá uma dica super importante: jamais temperar as saladas com vinagre. "O vinagre é um vinho que desandou", diz Ferracini. Isso pode alterar o sabor dos vinhos que a pessoa vai beber junto com o churrasco. A dica de ouro é utilizar o limão para temperar as saladas.

Os espumantes, devido à sua acidez e estrutura, podem estar presentes durante todo o churrasco, desde a salada de entrada até os pratos principais. Mas é importante sempre servir o espumante bem gelado.

Quais carnes do churrasco combinam com vinhos?

Todos os tipos de carnes combinam com vinhos, desde que sejam vinhos com acidez maior e mais estrutura, inclusive os embutidos, como linguiças, por exemplo.

E Ferracini ainda nos dá outra dica que vale ouro: o vinho Jacarandá, feito com uvas tannat, é um dos mais indicados para acompanhar o churrasco, ele reúne todas as boas características que harmonizam com as carnes, como a estrutura, a cor, a acidez, para harmonizar com o teor de gordura das carnes.


E você, gostou das dicas do Fábio Ferracini, sobre harmonização de vinhos com carnes de churrasco? Você encontra todos os produtos da Vinícola Ferracini nos principais supermercados da cidade e região, e também no Ponto Certo Bebidas, na Rua Augusto Pereira de Moraes, 221 - (18) 3652-4334.

Fonte:

Deixe seu comentário