Portal da Cidade Penápolis

CAFÉ EXPRESSO

Paixão nacional, o café expresso se tornou hobby dos brasileiros

Velho hábito em novas roupagens, tomar um cafezinho nunca deixou de estar presente em nossas rotinas

Publicado em 10/07/2022 às 14:05
Atualizado em

O famoso cafezinho, presente no dia a dia dos brasileiros (Foto: Portal da Cidade Penápolis, a partir de imagem do Canva.)

Antes visto como um hábito de luxo, atualmente tomar um cafezinho expresso se tornou sinônimo de encontro com amigos e reuniões de negócios. Chamamos um amigo para conversar com "vamos tomar um café?".

Conversamos com os proprietários do Café Dom Luis, em Penápolis, para entendermos como ocorre todo o processo de produção, desde a retirada dos pés até que o produto seja embalado, e também para entendermos um pouco mais sobre os novos hábitos de consumo da bebida.

Presente na casa dos brasileiros como um dos itens mais consumidos no cotidiano, o café moído foi caindo no gosto popular, inclusive, algumas cafeterias mais renomadas que têm no café expresso o carro-chefe de suas vendas, já começaram a servir o café coado como uma bebida gourmet.

Isso tudo sem falar nas cápsulas, que nos últimos anos vêm ganhando enorme popularidade. Dados do SENAR apontam um aumento anual aproximado entre 40% e 50% no consumo do café em cápsula no Brasil.


Assim como surgiram clubes de vinhos por assinatura, estão começando a surgir clubes de assinatura de cafés especiais, em que os assinantes recebem todo mês um café diferenciado, na comodidade de sua residência.

Seja por meio do café moído comprado em embalagens nos supermercados, ou ainda do café moído na hora nas cafeterias, tanto para ser servido coado quanto para ser servido como expresso, ou ainda por meio das cápsulas, estamos diante de uma ampliação do consumo de cafés pelos brasileiros.

Fonte:

Deixe seu comentário